sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nobe da Paz

É com muita surpresa que acordo hoje com a noticia que 0 Comité Nobel Norueguês atribui o Prémio Nobel da Paz ao presidente Norte-Americano, Baraka Obama. Esta notícia percorreu todo o mundo, como era de esperar, causando as mais diversas reacções. A atribuição deste Nobel baseou-se nos " extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos" do primeiro presidente Afro-Americano dos Estados Unidos da América. Sem sombra de dúvida este ano é um grande ano para Baraka Obama, primeiro a vitória nas eleições presidenciais e agora foi galardoado com este grande prémio que o deixará, sem sombra de dúvida, na história para todo o sempre.
Muitos concordam com esta escolha e felicitam Obama, outros discordam e preferem culpar o comité pela escolha, alegando que esta escolha é «um golpe» para a credibilidade da instituição norueguesa, responsabilizando a administração norte-americana pelos «mais perigosos conflitos» mundiais.
Independentemente do que se diz, a verdade é que é o próprio Obama admitir que não merece o Prémio Nobel da Paz. Desta forma, terá sido esta escolha acertada?

2 comentários: