domingo, 4 de outubro de 2009

"Patriotismo e auto-estima"

Um dia deste, estava eu a caminho de casa a ouvir como sempre um pouco de rádio e o tema era sobre um estudo que tinha sido efectuado por uma empresa sobre o famoso patriotismo. Claro está, Portugal está situado no fim da lista em 36 países. Segundo este estudo Portugal é o 4º país onde a população tem menos auto-estima e é menos patriótica. De facto nada de estranhar, vivemos num país onde o ordenado mínimo é uma miséria, completamente abaixo da média da EU. O estado não investe nem na saúde nem na Educação, pagas por se estar doente e precisar de cuidados médicos. E os sr. Dr. como estão no topo da hierarquia, estão-se nas tintas para os doentes. È o velho pensamento “ Passas pelo consultório lá de casa, pagas e eu resolvo-te o assunto, caso contrário nada feito”. Na educação nem se fala, é verdade que somos um dos Países da EU que mais pessoas tem a aceder ao Ensino Superior, mas nem vou falar dos gastos que temos. Falo por mim, pago 1000€ de propinas numa Universidade pública, como tantos outros alunos, chega ao inicio do semestre e é-nos anunciado que as aulas práticas começam daqui a uns dias e se começarem porque a universidade resolveu despedir os professores convidados e reduziu no orçamento do departamento, não havendo assim dinheiro para novas contratações. Em contrapartida, ouço directores de curso a queixarem-se do ordenado e a ter a triste intervenção:” Vocês devem pensar que ganhamos muito, eu só ganho 6000€”. Eu nem vou comentar esta afirmação, é completamente ridícula.
Poderemos passar também pela taxa de desemprego em Portugal. Este ano o nosso belo país esteve com uma taxa de desemprego de cerca de 9,2%. É verdade que tendo em conta o desemprego do ano 2008 a taxa desceu cerca de 0,1%, por outro lado prevêem que a taxa ira aumentar no próximo ano para 11%.
A nível económico fala-se de uma crise e recessão económica nunca registada após o 25 de Abril. Na minha opinião a crise parece-me igual a crise que se sente já alguns anos, acabamos por não ressentir muito esta crise porque nunca saímos dela.
Tendo em conta este panorama e tendo em conta os gastos que tivemos com o Euro 2004, na construção de novos e desnecessários estádios, e mais investimentos disparatados que o nosso estado fez queriam o quê? Que andássemos todos a dar pulinhos de alegria pela rua e a dizer não existe melhor país no mundo para viver que Portugal? È óbvio que a insatisfação começa a pesar no rosto de cada um de nós.
Uma da Surpresas deste estudo é a perda do “patriotismo” pelos Norte - Americanos, acho que ficaram ressentidos com o governo do BUSH. E para que conste, no topo da lista, como sendo os mais patrióticos e com maior auto-estima encontra-se, nada mais, nada menos, do que os Australianos. Desta forma meus amigos, vamos já fazer as malas e emigrar para lá, pode ser que recebamos uma lufada de auto-estima, alegria e claro esta Money, guito, “jabaculê”, “tusto”, dinheirinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário